I SEMANA DO ESPAÇO DA UNB

TEMA: ENSINO E PESQUISA DAS CIÊNCIAS ESPACIAIS E ATMOSFÉRICAS NO CENTRO-OESTE

 

INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

 

Comitê Organizador:

José Leonardo Ferreira

Marcos Duarte Maia

Décio Cardozo Mourão

 

Apoio:

MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

Pós-Graduação do IF  UNB

Decanato de Pós- Graduação e Pesquisa

FUBRA

FINATEC

 

Neste ano estamos comemorando o lançamento do primeiro satélite artificial ,o SPUTNICK, lançado em outubro de 1957 pela Rússia . Neste mesmo período eventos  especialmente dedicados ao 3º. Ano Polar e ao Ano Internacional do Sol Quieto ( período do mínimo da atividade solar) marcaram o inicio da exploração do espaço cósmico com sondas e artefatos feitos pelo homem. Desde então inúmeros avanços tecnológicos foram efetuados e se refletiram não só no conhecimento do espaço sideral profundo ,sistema solar estrelas , galáxias e grandes estruturas cósmicas. , mas também no cotidiano das populações da Terra em função dos conhecimentos adquiridos de Física da atmosfera terrestre. A meteorologia passou a prever melhor o comportamento dos grandes sistemas climáticos pois se beneficiou enormemente do uso de satélites de observação da Terra que hoje são essenciais para o monitoramento e preservação do meio ambiente terrestre..

 

O Instituto de Física da UnB em colaboração com professores e pesquisadores de varias áreas afins da UnB, INMET  AEB e MCT resolveu comemorar está importante data realizando entre os dias 23 e 27 de abril próximos a sua I SEMANA DO ESPAÇO da UnB.  O tema principal está voltado para o Ensino e Pesquisa das Ciências Espaciais e Atmosféricas no Centro-Oeste. Uma mesa redonda sobre o tema será realizada no dia 25/04 quando então apresentaremos propostas para a implementação na UnB de cursos de graduação e pós-graduação nesta área.

 

As discussões sobre o tema principal serão acompanhadas por palestras, oficinas, mostras de vídeo e exposições sobre a área espacial no Brasil e no mundo. Especial atenção será dada aos programas de pesquisa na área que se encontram em andamento na Universidade de Brasília em vários de seus institutos como geologia, biologia, engenharia, química , matemática e etc.

 

Para informações envie um e-mail para: astronomia@fis.unb.br