Observatório Astronômico
Seja bem-vindo!
LongChamps

 

Informações Gerais

AVISO IMPORTANTE:
O Observatório da Universidade de Brasília se encontra em reformas. Elas devem durar até meados no segundo semestre de 2012. Até lá observações e visitas estarão suspensas. Após reinauguração do observatório, neste mesmo site estarão disponíveis informações e formulários para agendamento das visitas e para participação nas observações.

 

O Observatório Astronômico da Universidade de Brasília está localizado dentro da Fazenda Água Limpa e é um laboratório vinculado ao Instituto de Física da UnB.
O Observatório possui cúpula móvel e estrutura básica com rede elétrica e hidraúlica, internet e telefone se encontram em fase de instalação. A instrumentação disponível consiste em três telescópios, sendo o principal deles um telescópio Meade LX200 de 10 polegadas com montagem equatorial do tipo garfo ancorado em um pilar isolado de vibrações. O sistema de acompanhamento, apontamento e imageamento é feito por computador. As imagens são obtidas usando dois tipos de camêra CCD (Pictor 410 e Meade DSI).
Este Observatório é disponizado para o curso de graduação do Instituto de Física na disciplina de Introdução à Astronomia e Astrofísica (módulo livre) incluindo no decorrer do semestre visitas e atividades práticas no observatório.  Se encontra em planejamento uma nova disciplina de Laboratório de Astronomia e Astrofísica que deverá ser implementada em futuro próximo com aquisição de novos equipamentos para o Observatório.

Na área de pesquisa, iniciada em 2007 o principal objetivo é o estudo de corpos menores do sistema solar e a interação do Sol com a Terra. Além destes pretende-se implementar pesquisa na área de Cosmologia experimental com a utilização de pequeno radio telescópio para medida da contribuição galáctica na radiação cósmica de fundo. Este último projeto vem sendo articulado em parceria com o INPE.

O observatório da UnB também é utilizado, desde 2006, para atividade de extensão. Nele são realizadas visitas das escolas públicas do Distrito Federal, nas quais os alunos aprendem um pouco de noções de instrumentação,  aspectos teóricos e observacionais da astronomia, além de despertar a curiosidade científica. Também é oferecido à comunidade cursos sobre astronomia, como: Astronomia para Educadores, tendo como objetivo difundir o conhecimento astronômico em aulas desenvolvidas com conceitos básicos e simples.

Neste aspecto a presença do observatório será importante como complemento para as atividade de divulgação que serão realizadas pelo planetário do Distrito Federal quando este for reaberto.

A equipe do observatório é composta por dois professores: Prof. Dr. José Leornardo Ferreira, coordenador do projeto e pelos professores Marcos Duarte Maia e Décio Cardozo Mourão, conta com apoio do Centro de Manuntenção de Equipamentos Cientificos (CME) e da Fundação Universitária de Brasília (FUBRA). O Decanato de Extensão da UnB vem apoiando o projeto desde 2001 através Programa de Extensão Continuada Astronomia para Principiantes financiando bolsas de extensão para alunos do curso de graduação da UnB.

 

Equipe Atual do Observatório:

Dr. José Leonardo Ferreira – Professor do Instituto de Física da UnB - coordenador
Dr Marcos Duarte Maia - Professor do Instituto de Física da UnB
Dr. Décio Cardozo Mourão – Professor do Instituto de Física da UnB
Glauber Batista Rodrigues – técnico do CME
Carlos Eduardo Quintanilha – aluno Graduação Física
Suzana de Souza e Almeida Silva - aluna Graduação Física
Gabriela Cunha Pôssa - aluna Pós-Graduação em Física
Rodrigo Pio Fernandes Lopes - aluno Graduação Física
Victor de Souza Magalhães - aluno Graduação Engenharia Mecatrônica
Thais Carneiro Oliveira – aluna Graduação Física
Adriana Elysa Alimandro Corrêa - aluna Graduação Física.