GEM (Galactic Emission Mapping)


Com a sua antena localizada atualmente em Cachoeira Paulista (SP), o projeto GEM é uma colaboração internacional com o intuito de mapear a emissão de ondas de rádio e microondas pela nossa galáxia: a Via-Láctea (ver figura 1). Este mapeamento permitirá uma melhor precisão nas medidas da Radiação Cósmica de Fundo, experimento central na atual Cosmologia Experimental.

Figura 1 -  Imagem típica, obtida pela antena do projeto GEM, da emissão de ondas de rádio e microondas pela Via-Láctea. Observe que a emissão é mais intensa no plano da galáxia.

O principal evento astrofísico em que ocorre a emissão de ondas de rádio e microondas pela nossa galáxia, é a emissão eletro-ciclotrônica em seu plano galáctico, isto é, elétrons relativísticos que espiralam em torno das linhas de campo magnético da Via-Láctea. A intensidade desta radiação é determinada pela densidade de elétrons e pela magnitude do campo magnético.

A antena possui 9.5 m de diâmetro e em sua missão já passou por vários locais: Antártica durante 1991 e 1992, Bishop nos USA durante 1993 e 1994, Villa de Leyva na Colômbia em 1995, Tenerife na Espanha durante 1995 e 1997 e Cachoeira Paulista no Brasil (ver figura 2) em 1998. O LP juntamente com o INPE,  executaram medidas preliminares (ver figura 3), afim de transferir tal antena para as proximidades do Distrito Federal. 

Figura 2 - Antena do projeto GEM localizada na cidade de Cachoeira Paulista em São Paulo.

Figura 3 - Medidas preliminares para a futura instalação da antena do projeto GEM nas proximidades do Distrito Federal. A tabela mostra as medidas para três diferentes freqüências e suas respectivas atenuações.

Início

E-mail

Última Atualização: 28/05/2004