Simulações desenvolvidas para o projeto PIBIC no período de Agosto/2001 a Julho/2002 pelo bolsista Augusto José do Oliveira Martins, orientado pelo Prof. José Felippe Beaklini Filho.



Movimento Circular Uniforme



Esta simulação trata do movimento circular uniforme. Como se pode ver na figura, temos três partículas, representados por círculos pequenos, um deles está em cima da borda circular amarela e os outros em um dos dois diâmetros. Tais diâmetros são perpendiculares entre si. Este sistema tem como objetivo demonstrar que a projeção de um movimento circular uniforme em qualquer diâmetro da trajetória produz um movimento harmônico simples (MHS). Podemos também visualizar, na animação, o comportamento dos vetores velocidade e aceleração no MCU.



Pêndulo



O movimento pendular é outro caso de MHS que abordado nesta simulação. Mostramos o relacionamento, descrito pela equação do pêndulo, das seguintes variáveis: Período do pêndulo, Gravidade local e Comprimento do fio do pêndulo. O amortecimento do pêndulo também é abordado. Podemos ver na simulação o decaimento exponencial da amplitude do pêndulo em função do tempo causado pelo amortecimento. Os vetores aceleração, velocidade, tração, peso e suas componentes também podem ser vistos na animação.


Movimento Circular Uniforme em 3D



Esta simulação aborda o mesmo tópico de Física que a simulação MCU. A diferença está na visualização que é, agora, em três dimensões. Neste programa podemos girar os três eixos livremente e selecionar o ponto de vista de melhor interesse. Ainda acrescentamos o momento angular que pode ser visto pelo vetor resultante do produto vetorial do vetor raio com o vetor velocidade.


Giroscópio



Este giroscópio tem um peso seguro por uma haste que pode ser deslocada horizontalmente. Movimentando este peso podemos ver a variação do vetor raio que indica onde está o centro de massa do giroscópio. Também temos como ajustar a freqüência de rotação do giroscópio e a gravidade local. Estes parâmetros influenciam no período do movimento de precessão realizado por este giroscópio. Há a ilustração de outros vetores importantes como o vetor peso, torque e momento angular.


E-mail: simulacoes@fis.unb.br