Universidade de Brasilia Universidade de Brasília

CNPq CNPq

Um grande desafio para professores de física consiste em encontrar recursos adequados para motivar os estudantes. Este projeto de pesquisa é um trabalho integrado envolvendo as áreas de Física Computacional e de Ensino de Física e se propõe a desenvolver programas didáticos com recursos multimídia que possam ser utilizados tanto em sala de aula, quanto em computadores pessoais dos próprios estudantes, facilitando e complementando a disponibilidade de material didático.

Este projeto surgiu com o intuito de auxiliar os professores e, principalmente, os alunos na visualização dos problemas físicos e suas consequências. Por ser um projeto de iniciação científica, propomo-nos a apresentar simulações computadorizadas dos conceitos físicos abordados nas ementas das disciplinas de física.

Esta página, compilação da maior parte das simulações desenvolvidas pelos bolsistas ou cedidas por colaboradores até o momento, apresenta-se ainda em sua versão preliminar. Esta página se propõe a tornar mais fácil o acesso às simulações.


Simulações produzidas para o PIBIC:
- bolsista Augusto José de Oliviera Martins
- bolsista Leandro Ramalho Frôio



E-mail: simulacoes@fis.unb.br