VISUALIZAÇÃO DE ARQUIVOS POSTSCRIPT

  • ghostview

  • A visualização de arquivos postscript pode ser feita em terminal x ou na console da helium, lithium ou tritium através do programa ghostview, que utiliza-se do programa ghostscript. Para chamar o ghostview usa-se simplesmente o comando

    	ghostview
    
    e logo aparece uma tela especial (se isto não acontecer, verifique se no path do seu arquivo .login está incluído o diretório /usr/local/bin). Clique com o botão esquerdo do mouse a área "file" e leve o cursor para baixo até "open". Aparece um menú onde o(s) arquivo(s) a ser(em) examinado(s) pode(m) ser selecionado(s). As páginas podem ser mudadas selecionando "page" e "next". Se clicar um dos números que aparecem em coluna, estará selecionando aquela página específica (aplique "page" e "next" em seguida).

    Maiores informações podem ser obtidas com

    	man ghostview
    
    ou

    	man gs
    
    Devido a um "bug", quando estiver nas consoles das estações é preciso às vezes aplicar "page" e "redisplay" para ver a página. Ignore a mensagem de erro.

    -----------------

  • xv

  • Um outro software que possibilita a visualização de arquivos postscript é o xv. Para acessá-lo use o comando
    	xv
    clicando depois o ícone "load" e selecionando o arquivo postscript desejado. Para mudar a página, use o botão "Next" ou "Prev" do teclado. O xv também usa o ghostscript. Comparando com o ghostview, julgamos que este tem uma definição melhor.

    Para maiores informações sobre xv use

            man xv
    
    ou consulte o manual impresso que está numa das estantes.